Guia completo de Exuma, nas Bahamas: como chegar, onde ficar e mais dicas

Exuma, nas Bahamas, é um destino paradisíaco, pouco conhecido pelos turistas, com praias desertas, muita natureza e paisagens de tirar o fôlego.

Tivemos a oportunidade de conhecer a ilha de ponta a ponta durante 5 dias e nesse post vou compartilhar tudo que você precisa saber antes de ir para Exuma; como chegar, melhor época para visitar, como se locomover, onde se hospedar e outras dicas muito importantes!

Confira também:
3 passeios imperdíveis para fazer em Exuma, nas Bahamas

Guia completo de Exuma, paraíso nas Bahamas. Foto: Aline on the MOVE

SOBRE A ILHA

Exuma é um dos 32 distritos de Bahamas, formado por mais de 360 Cays (ilhotas) e duas principais ilhas: Great Exuma e Little Exuma. Elas estão localizadas ao Sul do arquipélago, são separadas por uma ponte e juntas, somam aproximadamente 8 mil habitantes.

Como mencionei antes, Exuma é um destino completamente paradisíaco, de àguas cristalinas e praias intocadas, ideal para quem quer relaxar, estar em contato com uma rica vida marinha e também explorar a natureza profundamente através de mergulhos de cilindro ou prática de snorkel.

A capital da ilha é George Town, um centrinho bem pequeno e rústico localizado em Great Exuma. Por lá tem alguns hoteis, mercadinhos, restaurantes, uma loja de mergulho, um pequeno museu de Arts & Crafts, um único posto de gasolina e a sede da Polícia - um lindo casarão cor de rosa.

A 10 minutos de George Town (de carro), ainda em Great Exuma, fica uma pequena zona hoteleira, onde escolhemos nos hospedar. Eu conto mais detalhes da nossa estadia nesse post, um pouquinho mais pra frente. Abaixo deixo um mapa bem básico para ilustrar todas as localizações que mencionei:

Mapa de Exuma. Imagem: Aline on the MOVE

COMO CHEGAR

Como mostra o mapa acima, apesar de ser pequena, Exuma tem seu próprio aeroporto, o Exuma International Airport (GGT), localizado em Great Exuma. Não existem voos diretos saindo do Brasil, então a opção mais fácil é fazer conexão nos Estados Unidos. Algumas cidades dos EUA tem voo direto para Exuma, como Fort Lauderdale e Miami através de companhias aéreas como American Airlines e Delta. Saindo de Miami, por exemplo, o voo é bem rápido, tendo mais ou menos uma hora de duração e a vista é lindíssima - mas apesar de curto, costuma ser um voo caro!

VISTO E VACINA

Brasileiros não precisam de visto para turismo em Bahamas por um período de até 90 dias. Mas, como falei anteriormente, não existe voo direto e se sua conexão for nos EUA, será necessário visto americano.

Ao chegar no Aeroporto Internacional de Exuma, todos viajantes passam pela imigração. Lá precisamos preencher um formulário e entregar no guichê onde o oficial nos fez algumas perguntas simples e carimbou nossos passaportes. Esse foi o menor e mais rústico aeroporto que já estive na vida - ajustem suas expectativas e não se assustem ao chegarem. E isso vai além do aeroporto; Exuma no geral é um destino super simples e paradisíaco ao mesmo tempo.

Em Bahamas também não há exigência de vacinas, mas é bom ter as básicas para viajantes: Febre amarela, Hepatite A e B, Tétano e Sarampo.

MELHOR ÉPOCA

Bahamas em geral tem um clima bem tropical o ano inteiro. No entanto, é necessário avaliar as condições de cada estação e temporada antes de fechar sua viagem para Exuma.

De Junho a Novembro, é Verão/Outono e oficialmente temporada de Furacão no Atlântico. Não dá para prever com certeza e muita antecedência o que vai acontecer durante a temporada, e cada ano é diferente, mas não vale a pena arriscar. Imagina o prejuízo de ter que cancelar a viagem em cima da hora? Além disso, é uma época de calor extremo, umidade alta e muita chuva. Evite!

Dito isso, a melhor época para visitar Exuma é de Dezembro a Maio. É Inverno/Primavera, o clima é super agradável, chove bem pouco e a temperatura varia de 24°C a 29°C. Dias ensolarados e perfeitos!

Tudo sobre Exuma, um pedacinho de paraíso em Bahamas. Foto: Aline on the MOVE

MOEDA

A moeda de Exuma é o Dólar Bahamense (BSD) , que tem valor exatamente igual ao Dólar Americano (USD). O USD é aceito em todos os lugares da ilha e, por isso, não há necessidade de fazer câmbio.

A maioria dos estabelecimentos aceita cartão de crédito, mas recomendo muito levar dinheiro. Na maioria das vezes eles dão o troco em BSD, então é bom gastar todo Dólar Bahamense antes de ir embora para não correr o risco de sobrar no final da viagem.

COMO SE LOCOMOVER

Apenas uma única estrada, a Queen’s Highways, corta Exuma de ponta a ponta em mão dupla e inglesa. Ou seja, todos os veículos devem dirigir do lado esquerdo, ao contrário do que normalmente estamos acostumados!

Na minha opinião, não vale a pena alugar um carro na ilha. Além de ser caro (no mínimo $80 a diária) e ter a questão da mão inglesa, acho que não há necessidade, afinal o objetivo é relaxar e passar 80% do tempo dentro do mar!

Para fazer pequenos trajetos na ilha recomendo usar táxi ou serviço de transfer que a maioria dos hoteis oferece (e muitas vezes de forma gratuita).

Na frente do aeroporto ficam diversos taxistas esperando os turistas chegarem. É importante dizer que não existe taxímetro na ilha - o valor das corridas já é pré estabelecido, mas pergunte sempre o preço antes de entrar no carro. Do aeroporto até nosso hotel, em um trajeto de apenas 10-15 minutos pagamos USD $30. É caro, mas não tem como fugir muito disso!

ONDE FICAR: NOSSA EXPERIÊNCIA

Não é muito difícil escolher hospedagem em Exuma, já que existem pouquíssimas opções!

Nós optamos pelo hotel Hideaways Palm Bay (link), localizado na beira da água em Jolly Beach e a 5 minutos (de carro) de George Town. O hotel oferece casinhas independentes com cozinha, sala e quarto, decoração bem simples e tropical, piscina, academia, café da manhã e o Splash Bar com sinuca, drinks e muitas opções de comida no cardápio. Além disso, ele oferece também transfers gratuitos até George Town durante o dia e equipamentos aquáticos como caiaque e stand-up para uso livre em sua praia particular paradisíaca. Eu gostei bastante da localização do hotel, tem fácil acesso para os passeios e dá até para fazer algumas coisas a pé. O custo benefício também foi bom e, no geral, eu ficamos bem satisfeitos com a estadia!

OUTROS HOTEIS QUE RECOMENDO

• Paradise Bay Bahamas (link): Hotel mais simples com pequenos bangalôs na beira da água, localizado a 15 minutos (de carro) do aeroporto. Perfeito para casais.

• Grand Isle Resort & Residences (
link): Hotel bem completo que oferece Villas com cozinha equipada e um dois ou até três quartos. Ideal para quem viaja em família ou com um grupo grande e procura bastante conforto.

• Augusta Bay (link): Hotel charmoso localizado na rua principal Queen’s Highway. Tem recepção 24 horas, piscina e uma prainha particular.

• Peace and Plenty (link): Hotel localizado no centrinho em George Town com um super diferencial: serviço de taxi boat e beach club exclusivo para hóspedes em Stocking Island (falei mais sobre essa ilhazinha paradisíaca nesse post).

• Sandals Emerald Bay:
O Sandals de Exuma está fechado temporariamente para renovação, mas irá reabrir em breve com novo nome; Beaches Resort. Assim que for inaugurado, essa será uma excelente opção para quem prefere resorts grandes, mais luxuosos e mais completos.

Praia particular do hotel Hideaways Palm Bay em Exuma, Bahamas. Foto: Aline on the MOVE

DICAS GERAIS

  • Repelente: Em todos os lugares da ilha, ao entardecer, surgem muitos mosquitos, então é indispensável ter sempre com um repelente em mãos.

  • Moscas: É difícil, mas é bom evitar fazer refeições ao ar livre pois onde quer que você esteja, ao aparecer com qualquer tipo de alimento, surgem muitas moscas querendo tirar uma casquinha da sua comida.

  • Protetor solar: Eu já estou acostumada a me encher de protetor solar em qualquer lugar que vou, mas é importante ressaltar porque o sol em Bahamas não é brincadeira. Pelo fato do mar ser muito raso e muito claro, os raios refletem 10 vezes mais e queimam demais!

  • Cerveja local: Bahamas tem algumas cervejas locais e para mim, a melhor é a Kalik! Vale muito a pena experimentar, de preferência BEM gelada!

  • Island Time: Bahamense é um povo beeem devagar e relaxado...Mas não os culpo! Vivendo em um lugar paradisíaco como esse, eu também seria! Vá preparado e sabendo que a expressão “Island Time” é real: TUDO acontece muito devagar, nos restaurantes os pratos demoram bastante para chegar e o serviço também é no tempo deles. Não se irrite; abra uma cerveja, relaxe, e lembre-se que está de férias no paraíso!

  • Horários: Os estabelecimentos, especialmente em George Town, costumam fechar muito cedo, por volta de 6PM. Vale ficar bem atento aos horários para não dar de cara com as portas fechadas. Se informe sempre na recepção do seu hotel!


Obs. o MOVE indica sites de hospedagem e hoteis mas não tem relação direta com nenhum deles e logo, não se responsabiliza pelos serviços prestados pelos mesmos.

Acompanhe também:
Instagram: 
@alineonthemove
Tiktok: @alineonthemove

Anterior
Anterior

3 passeios imperdíveis para fazer em exuma, nas bahamas

Próximo
Próximo

Natal em NYC: 6 lugares temáticos para visitar nessa época do ano