Tudo sobre a Rota Ecológica dos Milagres, um paraíso no litoral brasileiro
Localizada no litoral do Estado de Alagoas, na região Nordeste do Brasil, a Rota Ecológica dos Milagres reúne três municípios: São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe. A região é conhecida também como Costa dos Corais, por conta de seus 40km de praias paradisíacas que abrigam parte do segundo maior recife de corais do mundo, atrás apenas da Austrália.
Nesse post vou compartilhar tudo que você precisa saber sobre a Rota Ecológica dos Milagres; como chegar, melhor época para visitar, como se locomover, o que fazer por lá, onde comer e onde se hospedar. Dito isso, se estiver planejando uma viagem para esse destino paradisíaco, está no lugar certo!
Confira também:
8 praias paradisíacas para conhecer na Rota Ecológica dos Milagres
5 programas imperdíveis para fazer na Rota Ecológica dos Milagres
Onde comer em São Miguel dos Milagres e arredores
Tudo sobre a Rota Ecológica dos Milagres. Foto: Aline on the MOVE
COMO CHEGAR NA ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
A região não possui um aeroporto próprio, mas existem dois bem próximos que servem de acesso: o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (MCZ), em Maceió e o Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes (REC). Ou seja, é preciso voar para um desses aeroportos e fazer o segundo trecho de estrada via transfer ou dirigindo – o que eu super recomendo e mais para frente, ainda nesse post, vou explicar o por quê.
• Saindo de Maceió: O aeroporto fica a mais ou menos 95km de São Miguel dos Milagres, o que dá mais ou menos 1h30 de carro. A estrada é asfaltada, tem muitas curvas e não tem luz, por isso recomendo fazer esse trajeto a luz do dia. No geral, é uma viagem rápida e tranquila.
• Saindo de Recife: São 193km até Milagres, aproximadamente 3h30 de carro passando por Maragogi, Japaratinga e ainda uma balsa. Dá para evitar a balsa pegando a Via Porto Calvo, mas esse trajeto adiciona 35km a mais no trajeto. Tenha isso em mente quando for planejar sua viagem.
Nós optamos pela primeira opção. Voamos de Miami até Maceió – fazendo escala em Brasília, pois infelizmente não existe esse voo direto – e no aeroporto mesmo alugamos um carro que havíamos reservado com antecedência na Localiza.
Se você não quiser dirigir e preferir optar pelo transfer, existem diversas empresas que oferecem esse serviço e também recomendo reservar com antecedência.
1h30 de estrada de Maceió até a Rota Ecológcia. Foto: Aline on the MOVE
MELHOR ÉPOCA
Levando em consideração que a Rota Ecológica dos Milagres é um destino tropical onde o principal atrativo é a praia, a melhor época para visitar é entre Outubro e Março. Nesses meses de Primavera e Verão, os dias são de céu azul, água morna, super clarinha e muito calor, com temperatura média em torno de 30°C. São também meses de seca, ou seja, as chances de chuva são mínimas.
Dezembro e Janeiro são meses de alta temporada, quando a cidade recebe grandes festas, fica bem mais movimentada que o normal e perde um pouco da sua atmosfera paradisíaca, por isso recomendo evitar.
Evite também o Outono e o Inverno, entre Abril e Agosto, pois apesar de ainda serem quentes, são meses de clima instável e muita chuva, o que prejudica bastante a visibilidade do mar e consequentemente, toda a programação da viagem.
QUANTOs DIAS?
Como já mencionei, a Rota Ecológica dos Milagres abriga 40km de praias lindíssimas e paradisíacas. Dito isso, recomendo no mínimo, de 3 a 4 dias para explorar tudo sem correria. Se além da Rota Ecológica você ainda quiser conhecer outras praias nos arredores como Maragogi, Japaratinga e Barra Grande, recomendo esticar ainda mais a duração da viagem.
Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres. Foto: Aline on the MOVE
COMO SE LOCOMOVER EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Apesar de existir serviço de transfer dos Aeroportos próximos até a Rota Ecológica, eu acho fundamental alugar um carro! Pode não parecer, mas as praias são muito longas e os estabelecimentos como bares e restaurantes ficam super espalhados, o que acaba tornando o deslocamento sempre grande e quase impossível de se fazer caminhando, por conta também do calor extremo.
Além disso, as opções de transporte na cidade são muito limitadas; existem táxis e moto táxis, mas definitivamente essas não são as formas mais convenientes, econômicas e seguras de locomoção. De carro, você tem mais conforto e muito mais flexibilidade para ir de uma praia para a outra quando quiser, além de poder explorar livremente tudo que a Rota Ecológica dos Milagres tem a oferecer.
Como mencionei anteriormente, alugamos um carro pela Localiza e tivemos uma ótima experiência. Assim que desembarcamos no Aeroporto de Maceió, pegamos a van gratuita da Localiza até a loja (um trajeto que não durou nem 2 minutos) e com a reserva feita com antecedência, retiramos o carro sem problemas. Recomendo!
O QUE FAZER NA ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
Além das praias, é claro, existem alguns passeios bem legais para explorar ainda mais a beleza incrível desse lugar! Veja o que fazer na Rota Ecológica dos Milagres abaixo:
• Passeio de Jangada: As jangadas nos levam até as piscinas naturais, onde é possível mergulhar em uma água transparente, quentinha e ainda ver os corais de perto. Imperdível!
• Passeio de Buggy: Uma boa opção para quem não estiver de carro e ainda assim, quiser explorar toda a Rota Ecológica dos Milagres.
• Associação Peixe-Boi: Passeio de barco para ver bem de perto os peixes-boi que vivem soltos na região de Tatuamunha.
• Caiaque transparente: O aluguel de um caiaque transparente na Praia do Marceneiro custa R$250 para duas pessoas durante 40 minutos. Clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.
Falei sobre cada um desses passeios com mais detalhes no post 5 passeios imperdíveis para fazer em São Miguel dos Milagres.
O passeio de jangada não pode ficar de fora do roteiro! Foto: Aline on the MOVE
ONDE COMER NA ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
Diferente de outros destinos de praia do Nordeste, São Miguel dos Milagres não possui um centrinho único cheio de lojas e restaurantes – eles ficam bem espalhados ao longo da AL-101 e as praias do litoral Alagoano. Listei alguns restaurantes que fui e aprovei no post Onde comer em São Miguel dos Milagres. Vale a pena conferir!
ONDE SE HOSPEDAR NA ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES
É muito importante entender o mapa da Rota Ecológica e um pouco mais sobre cada praia antes de decidir em qual você quer se hospedar, por isso recomendo muito a leitura do post 8 praias paradisíacas para conhecer na Rota Ecológica dos Milagres.
Agora sim, após analisar as praias e decidir qual se encaixa melhor no seu perfil, podemos falar de hospedagem!
Nós escolhemos a Pousada Noah Noah, na região da Praia do Toque. A pousada é super nova, tem piscina, 10 suítes com varanda e ofurôs exclusivos e um atendimento impecável. É pequena, super charmosa, e apesar de não ser “pé na areia” a localização é excelente para quem vai pela primeira vez e quer explorar toda a Rota Ecológica dos Milagres. Nos sentimos super acolhidos e tivemos uma experiência maravilhosa no geral. Super recomendo!
De opçōes mais simples até as super luxuosas, tem hospedagem para todos os perfis ao longo da Rota! Confira a seguir outros hoteis e pousadas que recomendo em cada praia.
PRAIA DO MARCENEIRO
• Paru Boutique: Hotel pé na areia com 20 suítes super espaçosas, com piscinas privadas e decoração boho-chic. O restaurante do hotel, Paru Bistrô, foi o meu preferido!
• Tuju Boutique: Outro hotel pé na areia, mais sofisticado e com infra estrutura impecável! Tem quartos comuns e bangalôs super modernos, com piscina privada e vista para o jardim ou para a praia.
• Quadrado Pousada: Localizada na rua principal, AL-101. Os quartos são mais simples mas a pousada é super completa e charmosa. Tem piscina, serviço de quarto e dois restaurantes; Salsa e Sur.
PRAIA E POVOADO DO RIACHO
• Pousada Haya: Pé na areia, 5 estrelas com quartos estilo bangalôs com piscinas privadas, além de bar, recepção 24 horas e serviço de translado para o aeroporto.
• Taboo Milagres: Pousada recém inaugurada, também com bangalôs super charmosos. Não possui piscina, mas tem bar, sauna e acesso à Praia do Riacho.
PRAIA E POVOADO DO TOQUE
• Villas Taturé: Essa pousada fica em uma fazenda de côco e a paisagem é espetacular! Tem quartos estilo vila com piscina e um pedaço da belíssima Praia do Toque reservada aos hóspedes com serviço de bar e estrutura para o dia.
• Pousada do Toque: Outra opção pé na areia, um pouco mais simples, com suítes espaçosas, piscina, além de bicicletas, caiaques e pranchas de stand-up para uso livre dos hóspedes.
• Pousada Zaya: Pousada 5 estrelas localizada a 7 minutos a pé da Praia do Toque. Todas as suítes tem varanda e piscina privativa.
Também existem Airbnbs na região que costumam funcionar super bem para grupos maiores ou famílias. Os condomínios Oka dos Milagres, na Praia do Marceneiro e o Morada do Toque, na Praia do Toque, tem casas super lindas e modernas de 2, 3, 4 e até 5 quartos.
Rota Ecológica dos Milagres, um paraíso no litoral brasileiro. Foto: Aline on the MOVE
Obs. o MOVE indica empresas de transporte e hospedagem mas não tem relação direta com nenhuma delas e logo, não se responsabiliza pelos serviços prestados pelas mesmas.
Acompanhe também:
Instagram: @alineonthemove
Tiktok: @alineonthemove