O que fazer na Cidade do México: 10 atrações imperdíveis

Que a Cidade do México é vibrante e rica em cultura, história e entretenimento, vocês já sabem, né? Nesse post vou compartilhar 10 atrações imperdíveis que capturam a essência da Cidade perfeitamente; desde passeios históricos até museus fascinantes.

Esses programas definitivamente não podem faltar no seu roteiro, principalmente se for sua primeira vez na Cidade!

Confira também outros posts sobre a Cidade do México:
Guia Completo da Cidade do México: como chegar, melhor época e mais dicas
Onde ficar na Cidade do México: melhores bairros e dicas de hoteis

01 CENTRO HISTÓRICO

O Centro Histórico é o tesouro da cidade! Ele abriga uma das maiores praças públicas do mundo conhecida como Zócalo além de outras construçōes históricas imponentes como a Catedral Metropolitana, o Palacio Bellas Artes, que abriga murais de renomados artistas mexicanos como Diego Rivera e Rufino Tamayo, e ainda a Torre Latinoamericana, que tem um mirante com vistas lindas da cidade no 44º andar. Vale a pena caminhar bastante por essa região e ver de pertinho cada um desses monumentos, mas vá preparado para o tumulto e aquele clima caótico de centro de cidade grande.

O Palacio Bellas Artes é um dos destaques do Centro Historico. Foto: Aline on the MOVE

02 BOSQUE CHAPULTEPEC

O Bosque Chapultepec é um dos maiores parques urbanos do mundo! São 1.695 hectares que equivalem a duas vezes o tamanho do Central Park, em Nova Iorque. Além de muita natureza, o parque ainda abriga diversas atraçōes e para facilitar a visita elas estão divididas em 3 partes:

  • Sessão 01: Na minha opinião a mais interessante e imperdível. Ela abriga o Zoológico, o Castelo Chapultepec, o Museu Nacional de Antropologia, o Museu de Arte Moderna, o Museu Tamayo, um lago artificial com barquinhos para alugar e uma feira cheia de barraquinhas vendendo tudo que você pode imaginar!

  • Sessão 02: Tem um grande parque de diversões, o museu infantil Papalote, o Museu de História Natural, alguns restaurantes à beira do lago e o cemitério nacional do México além de várias outras fontes e monumentos.

  • Sessão 3: Por ser mais focada na preservação ecológica, é a sessão menos desenvolvida; ou seja, é constituída por zonas naturais e vida selvagem.

O Bosque Chapultepec é parada obrigatória na Cidade do México, principalmente se for sua primeira vez. A entrada para o parque é gratuita, mas algumas atraçōes dentro são cobradas a parte.

Site: Clique aqui
Endereço: Miguel Hidalgo, Ciudad de México

03 CASTELO CHAPULTEPEC e MUSEU DE HISTÓRIA NACIONAL

Como já mencionei acima, dentro do Bosque, no topo da colina, está localizado o Castelo Chapultepec, umas construção imponente que já foi residência soberana e atualmente abriga o Museu de História Nacional. Além de ser um passeio cultural incrível, o Castelo proporciona uma vista maravilhosa e 360 da cidade - vale muito a visita! O ingresso custa 95MXN (aproximadamente $5) por pessoa e recomendo comprar com antecedência.

Site: Clique aqui
Endereço: Bosque de Chapultepec I Secc, Miguel Hidalgo

A vista do Castelo Chapultepec é incrível! Foto: Aline on the MOVE

04 MUSEU SOUMAYA

O Soumaya é um ícone arquitetônico futurista projetado por Fernando Romero que é destaque na cidade. Ele tem um acervo de mais de 66 mil peças distribuídas em 5 andares enormes. A coleção inclui obras europeias de mestres como Salvador Dalí e Pablo Picasso, esculturas de Auguste Rodin, arte mexicana de Diego Rivera e Rufino Tamayo, além de peças coloniais e virreinais. O museu está localizado em Polanco e a entrada é gratuita! É so chegar e entrar na fila - quanto mais cedo melhor. Nós fomos por volta de 11AM e a "fila" estava pequena, não demorou nem 5 minutos. Reserve pelo menos 2 horas para explorar tudo!

Site: Clique aqui
Endereço: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra, Granada, Miguel Hidalgo

05 MUSEU JUMEX

O Jumex também está localizado em Polanco, exatamente em frente ao Soumaya, inclusive recomendo combinar essas duas visitas! Inaugurado em 2013, esse é um dos principais espaços de arte contemporânea da América Latina. Sua coleção inclui obras de arte moderna e contemporânea de artistas renomados mundialmente, além de exposições rotativas. Assim como o Soumaya, a entrada é gratuita e o esquema é o mesmo: não precisa fazer reserva - quanto mais cedo melhor.

Site: Clique aqui
Endereço: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra 303, Granada, Miguel Hidalgo

06 MUSEU DE ANTROPOLOGIA

Se não tiver muito tempo na cidade e só puder visitar um único museu, eu diria que o Museu de Antropologia é imperdível! Esse é um dos museus mais importantes do país e do mundo, pois abriga uma enorme coleção de artefatos arqueológicos e etnográficos que narram a história e diversidade cultural do México, desde as civilizações pré-hispânicas até os dias atuais. Entre suas exposições mais famosas estão as réplicas do Templo Mayor e o calendário Asteca. A visita é simplesmente incrível para mergulhar na história fascinante do país. A entrada custa 95MXN (aprox. $5) por pessoa e recomendo comprar com antecedência no site. Reserve pelo menos 2 horas para explorar tudo.

Site: Clique aqui
Endereço: Av. P.º de la Reforma s/n, Polanco, Bosque de Chapultepec I Secc, Miguel Hidalgo

07 ANGEL DE LA INDEPENDENCIA

Localizado no Paseo de la Reforma, o Ángel é um dos monumentos mais icônicos do país! Inaugurado em 1910 para comemorar o centenário da Guerra de Independência do México, ele é formado por uma estátua dourada da deusa Vitória segurando uma coroa de louros no topo de uma coluna. No interior da base, existe um mausoléu que guarda os restos mortais de heróis do México, incluindo Miguel Hidalgo, José María Morelos e Vicente Guerrero. Você com certeza vai passar por esse imponente monumento em algum momento durante a sua viagem!

Endereço: Av. P.º de la Reforma, Juárez, Cuauhtémoc

08 MUSEU FRIDA KAHLo

Localizado em Coyoacán e também conhecido como Casa Azul, o museu é dedicado à vida e obra da icônica artista mexicana Frida Kahlo. A narrativa passa por cada cômodo da casa onde Frida nasceu, viveu e morreu, exibindo suas obras, itens pessoais, roupas e mobiliário. Tudo preservado de forma impressionante e muito cuidado. O ingresso custa 250MXN (aproximadamente $20) por pessoa e a disponibilidade é MUITO concorrida. Recomendo comprar online no mínimo 30 dias antes da data que você deseja visitar. Ao fazer a compra, será necessário marcar o dia e a hora da visita e eles são super pontuais no dia. Esse programa é definitivamente uma incrível viagem ao passado!

Site: Clique aqui
Endereço: Londres 247, Del Carmen, Coyoacán

09 MERCADO COYOACÁN

Localizado no coração de Coyoacán, esse é um mercado tradicional local que oferece uma imersão surreal na cultura mexicana. O lugar é amplo, super simples e cheio de barraquinhas locais que vendem de TUDO; especiarias, flores, doces, souvenirs, artesanato, roupas até pratos típicos locais feitos na hora. Inclusive, esse é o melhor lugar para experimentar alguns pratos da culinária mexicana - recomendo uma parada na Tostadas Coyoacán - penso na Tostada que comi lá até hoje, rs. A entrada é gratuita.

Endereço: Ignacio Allende s/n, Del Carmen, Coyoacán

10 LUCHA LIBRE

Também conhecida como La Catedral de la Lucha Libre, a Arena México é o palco onde lutadores mascarados realizam acrobacias e enfrentam seus adversários em combates cheios de energia. Os ingressos variam entre 100MXN e 500MXN (aprox. $6-$31) por pessoa e devem ser comprados com antecedência (recomendo comprar pelo Ticketmaster). Assistir a uma luta é um experiência cultural única e um programa que não pode faltar no seu roteiro, principalmente se for sua primeira vez na cidade!

Site: Clique aqui
Endereço: Dr. Lavista 189, Doctores, Cuauhtémoc


Obs. o MOVE indica sites de venda de ingresso mas não tem relação direta com nenhum deles e logo, não se responsabiliza pelos serviços prestados pelos mesmos.

Acompanhe também:
Instagram: 
@alineonthemove
Tiktok: @alineonthemove

Anterior
Anterior

Onde ficar na Cidade do México: melhores bairros e dicas de hoteis

Próximo
Próximo

Guia completo da Cidade do México: como chegar, melhor época e mais dicas